Reumatismo ou Artrite?

Todos nós temos vez por outra algum tipo de dor ou padecimento. Talvez os descartemos como “ataque de reumatismo”. Clinicamente, reumatismo é um termo genérico para 200 ou mais estados dolorosos, embora apenas cerca da metade caiam na categoria de artrite. A seguir, quatro tipos comuns de artrite:

Osteoartrite (artrite degenerativa ou osteoartrose): ocorre principalmente em idosos e caracteriza-se pela degeneração da cartilagem da junta, aumento do osso nas bordas da junta e alterações na membrana sinovial, ou produtora de fluido, da junta. “Quando chegarmos aos 65 anos, 80 por cento de nós poderá esperar sofrer alterações osteoartríticas em uma ou mais juntas; um quarto de nós sofrerá algum grau de dor ou incapacidade em função dessas mudanças.” — New Scientist.

Artrite reumática: em geral manifesta-se pela inflamação de numerosas juntas e de suas membranas produtoras de fluido e pela atrofia, ou definhamento, dos músculos e do osso que circundam a junta. Às vezes pode resultar de um ferimento. “Pode começar em qualquer idade mas é mais comum em mulheres do que em homens numa proporção de cerca de 3:1.” — Nursing Mirror.

Espondilite anquilosante (ou, artrite espinhal): “ataca a coluna vertebral, resultando em costas rijas ou ‘duras como um pau’. . . . mais comum em varões.” — 101 Questions and Answers About Arthritis.

Gota: tipo hereditário de artrite caracterizado por excesso de ácido úrico (hiperuricemia) no sangue, que resulta em ataques de artrite aguda que envolvem, em geral, uma única junta, seguido de remissão completa. “A incidência em homens é cerca de 20 vezes mais freqüente do que em mulheres.” — Nursing Mirror.


FONTE: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/101992405#h=43

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização