O banho de sauna — no passado e no presente

HÁ SÉCULOS pessoas de diversas culturas têm feito uso dos banhos de sauna. Alguns de seus muitos tipos são a inipi dos índios norte-americanos, a bania dos russos, o hamman dos turcos e o mushiburo dos japoneses.

Havia também as termas da Roma antiga, que dispunham de uma sala quente e uma sala de vapor. Entre os mais belos e suntuosos banhos romanos que já foram descobertos, estão as termas de Caracala. Elas ocupavam uma área de 11 hectares e tinham capacidade para 1.600 banhistas.

Nós o convidamos a conhecer melhor dois tipos de banho de sauna que ainda são comuns hoje em dia. Um é o temascal do México. O outro é a sauna finlandesa, e depois de ler sobre ela, é quase certo que você vai querer experimentá-la!


O temascal


Durante o período pré-colombiano, o temascal era praticado no México pelos astecas, zapotecas, mistecas e maias para fins terapêuticos e de purificação, por ocasião de ritos de passagem para a maturidade, partos, enterros de parentes e outras cerimônias tribais. O termo temascal deriva-se da palavra temazcalli, da língua indígena náuatle, e significa “casa de banho”. Era uma estrutura de adobe retangular ou redonda, com teto abobadado. Dentro dela, aqueciam-se pedras vulcânicas e produzia-se vapor derramando sobre as pedras infusões de ervas, como alecrim e eucalipto. Batia-se levemente no banhista com ramos de plantas sagradas ou medicinais e a cerimônia terminava aspergindo-se água fria nele.

Na época dos vice-reis, os frades espanhóis opuseram-se a esse costume porque consideravam impróprio o banho misto (de homens e mulheres juntos). Mesmo assim, o temascal sobreviveu e ainda é usado em algumas regiões do México, principalmente para higiene, alívio de doenças ou recuperação pós-parto. No entanto, está aumentando o interesse em reavivar os aspectos religiosos tradicionais do temascal como parte da herança cultural do país.


A sauna finlandesa


Dentre todos os tipos de banho de sauna, o mais conhecido talvez seja a sauna finlandesa. De fato, “sauna” é uma palavra finlandesa. A sauna já existe há uns 2.000 anos, e as mais antigas eram uma cavidade no chão, onde as pessoas entravam. A cobertura era rudimentar e havia uma fogueira no meio ou no canto, dentro de um buraco. No início do século 12, surgiram as saunas em forma de cabana.

A casa típica na Finlândia atual tem uma sauna revestida de madeira e com aquecimento elétrico ou a lenha. Saunas a lenha ainda são muito comuns em cabanas e em zonas rurais. O forno da sauna, quer seja elétrico quer a lenha, tem a parte superior coberta por uma camada de pedras. Os usuários podem então aumentar a umidade relativa do ambiente usando uma concha para derramar água sobre as pedras aquecidas. Uma diferença importante entre a sauna finlandesa e os banhos romano ou turco é que o revestimento e os acessórios da maioria das saunas são de madeira. Visto que a madeira não é um bom condutor de calor, podem-se atingir altas temperaturas sem que os bancos, grades ou paredes queimem os usuários.

A sauna está tão arraigada na cultura da Finlândia que existe no país uma para cada três pessoas, segundo estimativas. A maioria dos finlandeses usa a sauna cerca de uma vez por semana. Durante as férias de verão, que geralmente passam à beira de um lago, muitos fazem sauna quase todo dia! Eles costumam alternar o calor da sauna com um banho frio nas águas do lago. Para os que gostam desse ritual de entra-e-sai da sauna em qualquer época do ano, há uma fartura de saunas próximas a corpos de água congelados, onde se mantém um buraco aberto no gelo para rápidos mergulhos na água.


Benefícios da sauna para a saúde

Há muito tempo os finlandeses promovem o uso da sauna por causa dos benefícios para a saúde. Um provérbio finlandês diz: “A sauna é a farmácia do pobre.” Além de servir como uma simples sala de banho, a sauna serviu mesmo como uma espécie de enfermaria e maternidade até o século 19.

Uma típica sessão de sauna dura de 10 a 15 minutos, a uma temperatura de 80 a 100 graus Celsius. Muitos repetem as sessões, repousando por um tempo ou tomando um banho de chuveiro entre uma sessão e outra. Devido ao calor, a circulação sanguínea é estimulada, os poros se abrem e resíduos, como o ácido lático, são eliminados. O efeito é purificador e desintoxicante. Muitos fazem sauna para aliviar dores musculares (resultantes de exercícios) e reumáticas, e para combater alergias e resfriados. Embora as opiniões sobre os benefícios para a saúde variem, os defensores da sauna dizem que ela realmente cria uma sensação de bem-estar, leveza e limpeza. Alguns gostam de fazer sauna no fim do dia, devido ao seu efeito relaxante e sedativo. Outros acham que a alternância entre o calor e o frio é revigorante, e por isso preferem fazê-la mais cedo.*

A sauna está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, principalmente em hotéis, clubes e outros centros esportivos. Mas tome cuidado: infelizmente as expressões “sauna” e “termas” são usadas em alguns países por determinados estabelecimentos que promovem a prostituição. Portanto, certifique-se de que a sauna que você frequenta seja mesmo só uma sauna, usada sem fins imorais.

Em alguns lugares a sauna não funciona como deveria. Por exemplo, quando um forno não tem pedras suficientes e derrama-se água nele, produz-se rapidamente muito vapor, que pode incomodar os usuários. Além disso, a água pode vazar e cair sobre o fogo ou sobre a resistência elétrica e acabar danificando o forno. Portanto, certifique-se sempre de que as instruções do fabricante sejam seguidas e de que a sauna seja mantida limpa e devidamente ventilada. Se você tiver acesso a uma que preencha esses requisitos, talvez deseje experimentar esse costume tão antigo e ao mesmo tempo tão moderno.


Dicas

1 - Se você for idoso, estiver grávida ou tiver problemas cardíacos, consulte um médico antes de fazer sauna.

2 - Não tome bebidas alcoólicas nem refeições pesadas antes da sauna.

3 - Comece com um banho de chuveiro.

4 - Use uma toalha para se sentar.

5 - Lembre-se de que quanto mais baixo é o banco, mais baixa é a temperatura.

6 - Derrame água aos poucos sobre as pedras do forno para ajustar a umidade relativa da sauna.

7 - Não entre em competições em que os usuários desafiam uns aos outros a suportar temperaturas extremamente altas ou sessões perigosamente demoradas.

8 - Termine com um banho de chuveiro frio.


FONTE: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102003527#h=8:0-27:40

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização