Como é a anatomia de uma borboleta? 🦋 🦋

A borboleta tem um corpo único, cheio de curiosidades. Descubra como ela enxerga, respira, suga o néctar das flores e se reproduz.


Patas

O tórax é dividido em três segmentos rígidos de quitina, cada um com um par de pernas. Em muitas borboletas, o primeiro par é tão minúsculo que temos a impressão de que elas só possuem quatro patas.




Espiráculos

São aberturas localizadas ao longo de todo o corpo, mas que geralmente se concentram nas laterais do abdômen. Eles atuam como pulmão (já que a borboleta não o tem): absorvem oxigênio e expulsam gás carbônico.


Antenas

São responsáveis pelo olfato, identificando, por exemplo, o perfume das flores ou os feromônios (hormônios de atração) produzidos pelo sexo oposto. Alguns cientistas também dizem que elas agem como uma espécie de GPS.



Espirotromba

É uma espécie de canudinho que suga o néctar das flores. Seu tamanho varia de acordo com a dimensão e o tipo da flor que a borboleta visita. Mas nem sempre dá para vê-lo, porque, durante o voo, ele pode ficar rente ao abdômen ou enrolado.



Asas

São dois pares revestidos de um conjunto de escamas coloridas e sobrepostas, como as telhas de um telhado. Formadas por camadas de quitina, as escamas regulam a temperatura corporal, refletindo ou absorvendo a luz solar.



Órgãos reprodutivos

As fêmeas têm uma abertura arredondada, e os machos, uma estrutura vertical. No sexo, essas partes se unem, e a fêmea recebe um pacote de esperma, o espermatóforo, que fertiliza os ovos. Estima-se que existam 20 mil espécies de borboletas; 3 mil só no Brasil.


CONSULTORIA André Freitas, professor do Instituto de Biologia da Unicamp

FONTES Livros Comportamento Animal: Teoria e Prática Pedagógica, de Eduardo Bessa e Ana Arnt, e Vida: A Ciência da Biologia, volume II: Evolução, Diversidade e Ecologia, de David Sadava, H. Craig Heller, Gordon Orians, William Purves e David Hillis; sites O Guia dos Curiosos, R7, Folha de S.Paulo, Mundo entre Patas, Borboleta.org e Animal Planet

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização