A pele do tubarão

Ao ver a pele de um tubarão, ela parece lisa. Mas se você pudesse passar a mão nela — com segurança, é claro —, no sentido da cauda à cabeça, descobriria que sua textura na verdade é parecida à de uma lixa.*



As minúsculas escamas providas de ranhuras que produzem esse efeito ajudam o tubarão de dois modos. Primeiro, canalizam a água, permitindo ao tubarão nadar com a mínima resistência. Segundo, as escamas se flexionam conforme ele nada, criando uma superfície instável para que parasitas não se alojem ali.

As propriedades da pele do tubarão podem ser utilizadas de muitas maneiras. Por exemplo, cientistas já produziram trajes de natação que imitam a textura da pele do tubarão, proporcionando com isso um aumento de cerca de 3% na velocidade do nadador. Eles acreditam que os mesmos princípios podem ser aplicados no desenvolvimento de carros e barcos mais velozes.

Os pesquisadores também esperam imitar as propriedades higiênicas da pele do tubarão para fabricar revestimentos para barcos que impeçam o desenvolvimento de micróbios. Esses revestimentos seriam menos agressivos ao meio ambiente do que as tintas anti-incrustantes à base de metal. Outras aplicações incluem equipamentos e produtos médicos que reduzem o risco de infecção hospitalar.


O que você acha? Será que a pele do tubarão — que aumenta a velocidade e possui propriedades higiênicas — surgiu por acaso? Ou teve um projeto?


FONTE:https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102010055#h=4:0-6:383

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização