A impressionante audição da traça-da-cera

A TRAÇA-DA-CERA consegue ouvir sons de alta frequência melhor que qualquer outra criatura conhecida. Mas seus dois ouvidos, cada um mais ou menos do tamanho de uma cabeça de alfinete, têm uma estrutura bem simples.

Por anos, a audição da traça-da-cera tem sido objeto de estudo.

Recentemente, cientistas da Universidade de Strathclyde, Escócia, usaram várias frequências de som para testar a audição da traça. Eles mediram as vibrações das membranas timpânicas e registraram a atividade dos nervos auditivos desses insetos. Os tímpanos continuaram a reagir quando expostos a sons na frequência de 300 quilohertz. Para efeito de comparação, segundo registros, a ecolocalização do morcego chega a 212 quilohertz, a audição dos golfinhos alcança 160 quilohertz e os humanos não conseguem ouvir além de 20 quilohertz.

Pesquisadores pretendem utilizar a capacidade auditiva superior da traça-da-cera como base para novas tecnologias. Por exemplo, ela poderia ser aplicada no desenvolvimento de “microfones menores e melhores”, de acordo com o Ph.D. em engenharia eletrônica James Windmill, da Universidade de Strathclyde. “Eles poderiam ser colocados em diversos dispositivos, como celulares e aparelhos auditivos.”

O que você acha? Será que a impressionante audição da traça-da-cera é resultado da evolução? Ou teve um projeto?


FONTE: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102015088#h=1:0-6:112


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização