A cauda do lagarto agama

O LAGARTO AGAMA salta de uma superfície horizontal para uma parede vertical com facilidade. Quando a superfície horizontal está escorregadia, ele patina; mesmo assim, consegue saltar e chegar à parede com sucesso. Como? O segredo está em sua cauda.

Analise o seguinte: Quando esse lagarto salta de uma superfície áspera — que proporciona aderência —, ele primeiro estabiliza seu corpo e mantém a cauda voltada para baixo. Isso o ajuda a saltar no ângulo certo.

Mas, quando a superfície é escorregadia, ele geralmente se desequilibra e acaba saltando no ângulo errado. Durante o salto, porém, ele corrige o ângulo do seu corpo por voltar a cauda para cima.

O processo é complexo. “Os lagartos precisam ajustar o ângulo de sua cauda com exatidão para estabilizar o corpo”, disse um relatório da Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA.

Quanto mais escorregadia a plataforma, mais o lagarto precisa erguer a cauda para garantir uma aterrissagem segura.

A cauda desse lagarto pode ajudar engenheiros a desenvolver veículos robóticos mais ágeis e estáveis para procurar sobreviventes de um terremoto ou de outras catástrofes.

O pesquisador Thomas Libby disse: “Os robôs são bem menos ágeis que os animais. Então qualquer coisa que deixe um robô mais estável já é um progresso.”

O que você acha? Será que a cauda do lagarto agama é resultado da evolução? Ou teve um projeto?


FONTE: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102013050#h=2:0-5:322

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização